Carta 13

Estimado Amigo:

                Max Heindel na sua mensagem ao mundo dá muita ênfase ao desenvolvimento do coração porque sendo o assento do amor, o coração chega sempre a uma decisão sobre coisas relacionadas com a conduta mais rapidamente que o intelecto. Mas adverte que todo o verdadeiro desenvolvimento no homem acontece quando a cabeça e o coração trabalham juntos em harmonia. Sem dúvida que no homem, o departamento do coração domina sempre e é através do coração que recebe a sua maior ajuda nos problemas do mundo.

A razão disto é que a parte mais importante do corpo é o coração visto que nele reside o que São João chama em várias ocasiões na Revelação, “O Livro da Vida”, um pequeno átomo-semente no ventrículo esquerdo perto do ápice.

Este átomo-semente é a única coisa que o Espírito leva consigo de vida para vida. Dizem-nos também que o Espírito age através do sangue, e o coração é o único veículo pelo qual passa o sangue em cada revolução circulatória. Sobre este átomo-semente gravam-se cada pensamento e cada experiência que contribuem para edificar ou para destruir o carácter. O carácter constrói o homem espiritual. Este átomo-semente é também o assento da consciência.

Além disso, todos os outros átomos físicos se desagregam e são eliminados pelo espírito ao morrer, e este pequeno átomo-semente este “livro da vida”, permanece estável. Tem estado connosco não apenas durante uma vida, mas durante toda a existência do espírito virgem. Max Heindel diz no Conceito Rosacruz do Cosmos, pág. 100 (versão inglesa): “Ainda que todos os átomos deste corpo denso se vão renovando de vez em quando, este átomo permanente tem subsistido. E tem feito parte de todos os corpos densos utilizados por um determinado Ego”. O que está gravado neste átomo-semente permanente, constitui a base do juízo final de cada um. As almas que seguiram com a corrente, numa vida sem objectivos, numa existência irreflectida, quando voltam à Terra carecem de bom juízo; têm apenas um cérebro pueril, não confiável.

Os Ensinamentos Rosacruzes dão ao estudante um exercício que se o praticarem, será de um valor inestimável para o crescimento anímico. Na pág. 114 do Conceito Rosacruz do Cosmos (versão inglesa), Max Heindel dá um exercício que quando se pratica todas as noites, faz não só com que o estudante cresça em carácter, mas também que encurte o seu período de purgatório ao repassar a sua experiência do dia; começando com o último acto da noite, percorrendo cada acto que passou durante o dia de uma maneira retrospectiva, reprovando-se por cada acto falso de bondade ou egoísta, e aplaudindo-se por cada acto bom.

“Serão feitos muitos progressos que geralmente estariam reservados para as vidas futuras, se o homem se der ao trabalho de se examinar e julgar a si próprio, desalojando os vícios e reformando o seu carácter.

Esta prática é muito recomendável”

Seus em serviço da humanidade,

The Rosicrucian Fellowship,

Mrs. Max Heindel

(cartas aos estudantes)

Scroll to top