Carta 24

Estimados Amigos:

Nunca vos ocorreu considerar que a mesma Terra sobre a qual vivemos é um enorme dínamo eléctrico, um grande gerador de electricidade? Sob a influência do Sol, da Lua, os planetas e as estrelas, fazem contacto eléctrico com a Mãe Terra, e ela recebe de todos a sua influência e potência eléctrica, um prodígio maravilhoso de engenharia, levado a cabo pelos grandes seres que reconhecemos como Deuses. São eles com a sua comitiva de seres espirituais, os escolhidos para manter uma parte do grande plano mundial. Cada um com a sua potência peculiar é designado para ajudar a manter esta pequena Terra em movimento rítmico, a manter as forças vitais, a criar novas formas de vida e a encarregar-se da matéria velha e gasta, a qual revivificam e dela formam novas fontes de poder para substituir o que continuamente se despende e necessita de regeneração.

Dizem-nos que o Universo é um vasto armazém que supre tudo o que o homem – o pequeno universo – pode usar. A Terra é o campo de batalha onde o homem aprende as suas lições, ela contém tudo o que ele pode usar, e tudo está livremente à sua disposição. O homem é o senhor da terra; a terra é sua se ele fizer apenas o esforço para utilizar só o que é necessário para o seu desenvolvimento e a sua evolução.

Este espírito imortal que Deus libertou de Si próprio, ao qual deu a vida eterna, contém em si todas as possibilidades contidas no Universo; ele é um pequeno gerador eléctrico completo; se for sábio e usar bem os poderes que Deus lhe deu, pode atrair tudo o que é necessário ao seu progresso e ao seu bem-estar. Mas o que fez o homem com as maravilhosas potencialidades que ele tem latentes? Como está a usá-las? A Lei de Deus opera no homem de acordo com os princípios geradores que este tenha iniciado, e de acordo com os poderes que tenha desenvolvido dentro de si, o homem atrai ou repele.

Na Bíblia encontramos um antigo refrão que é parte da nossa herança espiritual – “Porque como é o seu pensamento na sua alma, assim ele é.” Se o homem compreendesse só esta verdade, poderia corrigir os seus modos. Os seus pensamentos estão constantemente a alimentar o dínamo dentro do seu próprio corpo; se é carnal, atrai as coisas da terra, e com o tempo o seu ambiente reflectirá a baixa qualidade do seu pensamento. A sua vida e a dos que estão unidos a ele no seu ambiente, tornar-se-ão da terra, terrenos.

Max Heindel uma vez contou a história de um homem com quem teve contacto quando começava a dar a conhecer os Ensinamentos Rosacruzes nos estados do Este. Era um homem respeitado pelo seu êxito no mundo comercial, mas a sua casa era muito infeliz. Quando o Sr. Heindel foi visitá-lo notou o temor que parecia dominar a sua esposa e os seus filhos, e o espírito de infelicidade manifestava-se na casa deste distinguido homem de negócios. Mais tarde teve conhecimento que o homem tinha um génio muito irascível que não controlava, na sua casa, criando as condições de sofrimento para si próprio e para aqueles a quem verdadeiramente amava. Depois de conhecer os Ensinamentos Rosacruzes esse homem mudou por completo; aprendeu que devia ser bondoso e amoroso se desejava receber carinho, e num curto espaço de tempo, com a sua nova compreensão tornou-se noutro homem. A família deixou de o temer e sentia-se livre para lhe expressar o seu afecto. E assim começou a haver harmonia na sua casa, e a vida tornou-se mais agradável para todos.

Só aquele que sabe que o reino do espírito é estável e verdadeiro, é que descobre que tudo o mais lhe será dado, se cultivar o amor do que é espiritual. O homem é um íman e atrai a si mesmo as circunstâncias que requer para o maior desenvolvimento anímico. Como um íman ele atrai justamente o que gera dentro de si, e por isso, convém-lhe que expresse amor e espiritualidade e todos os princípios superiores se deseja o êxito, tanto físico como espiritualmente. A ALMA VITORIOSA é a que vive a sua vitória e a irradia a todo o Universo.

 

Seus, em serviço da humanidade,

The Rosicrucian Fellowship, Agosto de 1942

Mrs. Max Heindel

(cartas aos estudantes)

 

Scroll to top